No início do mês passado a empresa onde trabalho lançou um desafio curioso…
Apesar de ser uma empresa de TI o desafio entitulado Cake bake-off Brazil, com o objetivo de revelar os novos talentos do mundo dos bolos…
A minha equipe de trabalho foi questionada se participaria de um grupo e acabamos por inscrever a equipe inteira como um grupo fechado para a disputa, neste momento não sabíamos que bolo faríamos ou como, nosso objetivo era só contribuir com a arrecadação dos fundos para a doação e participar de algum modo da brincadeira. Por este motivo acabamos deixando tudo para a última hora, quando? onde? e qual bolo faríamos?…
A hora da decisão
Na sexta feira anterior a competição começamos a pensar como poderíamos fazer, pois o final de semana era o do dia dos pais e não seria interessante ficar o domingo todo fazendo bolo, então decidimos que faríamos o bolo no sábado, mas na casa de quem?
Uma certeza é que não seria na minha casa, pois é a mais afastada.
E no final das contas definimos que a casa do Emerson seria o ideal, mas qual bolo iríamos fazer ainda era uma incógnita…
Sugeri fazemos um bolo indiano, pois acho uma delícia e achei que teríamos chances de concorrer no quesito sabor. A equipe ficou um pouco apreensiva pois ninguém nunca tinha feito este bolo e queriam algo mais simples…
Busquei na internet por várias receitas acabei achando uma que parecia fácil e (muitas mensagens de WhatsApp depois) eles acabaram topando.
A receita que escolhemos para a disputa foi a do site “Tudo gostoso”, e os ingredientes seriam comprados na manhã de sábado, pois combinamos de ir à tarde para a casa do Emerson preparar o bolo.
O dia do preparo do bolo
No sábado, combinamos de chegar na casa do Emerson às 16 hs, mas devido a alguns imprevistos só conseguimos nos reunir às 17 hs… já o Giovanni deu tanta desculpa que nem chegou a se encontrar conosco, devido a isso ficou encarregado de fazer a entrega do bolo na empresa, na segunda feira.
Nesta empreitada o Emerson fez o papel do líder (e batedor oficial de clara em neve), eu fui o confeiteiro e o Lucas foi o apoio geral s(ele até tentou bater a clara em neve, mas não deu muito certo).
Apesar da minha esposa dizer que o bolo não iria crescer muito, ele nos surpreendeu… e mesmo antes de tirarmos do forno já estávamos entusiasmados com o resultado.
O resultado foi um bolo bem fofinho, apesar de ter dado um baile para sair da forma…
Aqui já com a cobertura…
O bolo nos pareceu tão apetitoso que repetimos a receita para podermos provar… E posso dizer que ficou muito bom. Apesar da apresentação do principal não ter ficado das melhores.
A entrega e o resultado
Na segunda feira entregamos o bolo e o preço estipulado por pedaço foi R$ 1,00 para todos os bolos, nós vendemos todos os pedaços e arrecadamos R$ 20,00 para a doação.
O resultado foi divulgado na quarta feira seguinte e infelizmente não chegamos a ganhar nenhum premio, mas ficamos felizes com o resultado do bolo e do trabalho em equipe.
Os melhoramentos
Depois da disputa fiquei pensando em como poderia melhorar a receita e nas minhas pesquisas encontrei os comentários da Mari, de que poderia substituir o leite por creme de leite na cobertura, e da Marcinha, de que uma pitada de “Noz-moscada” poderia dar um sabor interessante, ambos no blog “A Chef Cozinheira”. O resultado da minha receita foi experimentado por duas vezes por alguns amigos da empresa e do curso de inglês, e eles adoraram.
A minha receita está neste outro post…
Espero que tenham gostado do post e voltem sempre…